Vários investigadores do MARE participaram nesta conferência de grande importância para o país, em vários side events:
SIDE-EVENT Virtual | Antártida, microplásticos e fotografia de conservação: Como os investigadores portugueses estão a liderar a investigação marinha internacional e o envolvimento público na proteção dos oceanos
Dia 28 de junho, numa sessão online de 90 minutos, três investigadores do MARE – José C. Xavier, Nuno V. Rodrigues e Paula Sobral – revelaram os três desafios societais para promover a conservação do Oceano e potenciais soluções para os mesmos, moderados pelo jornalista do 90 segundos de ciência Adriano Cerqueira.
Entre os dias 27 junho e 1 de julho, o MARE esteve presente no espaço expositivo Ocean Science & Business2Sea. Os visitantes poderiam encontrar o MARE em dois locais: Espaço expositivo do Laboratório Associado ARNET; Espaço expositivo da Infraestrutura de Investigação Coastnet. Do polo MARE-NOVA esteve presente a investigadora Carla Silva, no dia dedicado à Linha Temática 3 “Assessment and Management of Environmental Risks”, com a investigação sobre microplásticos.
Ocean Bachelor -meet the Ocean now (Ocean Degree Launch)
Neste side event, no dia 30 de junho, foi apresentada a Licenciatura do Oceano, uma licenciatura em preparação pela NOVA e a Universidade do Algarve, totalmente dedicada ao Oceano. Para discutir este curso pioneiro e a sua importância para o desenvolvimento da educação oceânica, participaram vários professores e investigadores de renome.
No primeiro workshop, Maria Antonieta Cunha e Sá (NOVA School of Business and Economics) moderou o debate promovido por participantes, entre os quais a investigadora Lia Vasconcelos, em torno do tema “Ordenamento do Território Marítimo: ferramenta para o desenvolvimento económico sustentável e inclusivo”.
No segundo workshop, o debate moderado por Duarte Bué Alves (Cônsul Geral de Portugal em Manchester), que abordou o tema “Gestão Costeira para um Desenvolvimento Sustentável” e contou com várias apresentações. entre as quais a do investigador José Carlos Ferreira.
Este evento foi também uma oportunidade de aproximar mais os investigadores que trabalham em conjunto em prol da defesa dos oceanos.